Como Começou?

O primeiro contato que eu tive com a abordagem do Judaísmo Messiânico foi através de um site que eu entrei por acaso. Veja, desde pequena, eu conhecia aquele versículo que diz:

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez,

examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11

Esse versículo sempre era citado pelos meus professores da Escola Dominical para enfatizar a importância de se estudar a bíblia. Deveríamos nos comportar como os Bereanos, e lermos a bíblia sempre.

Pelo fato da palavra “Bereanos” me ser familiar e inspirar confiança,  entrei em um site chamado “Bereanos online”.

Era um site e um podcast.

Eu gostava de correr ouvindo a bíblia ou coisas a ela relacionadas e imaginei que estava explorando um material basicamente cristão, não tinha nenhum interesse particular em coisas judaicas.

Não que eu tivesse qualquer tipo de preconceito anti-judeu ou algo assim, mas eu estava plenamente satisfeita com minha Igreja Batista e, apesar de algumas dúvidas, algumas perguntas, não via necessidade de buscar conhecimentos em outra fonte que não fosse as que eu sempre confiei.

Na medida que fui explorando esses ensinos percebi que a abordagem deles era diferente. Somente algum tempo mais tarde, depois de me habituar com os estudos deles é que fui descobrir que existia uma outra forma de ler a bíblia e que já existia um pensamento sistematizado e organizado a respeito da Bíblia que constituía o Judaísmo Nazareno também conhecido como Judaísmo Messiânico.

Falando agora sobre os Bereanos, não os do site, mas os Bereanos citados no livro de Atos dos Apóstolos, é importante observarmos que está escrito que eles examinavam as Escrituras todos os dias para verificar se o ensino sobre Jesus estava de acordo com os Escritos de Moisés. 

Precisamos entender, que quando Lucas fala sobre os Bereanos examinarem as ESCRITURAS, ele certamente estava se referindo ao Antigo Testamento e principalmente aos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. Os primeiros discípulos nem imaginavam consultar o Novo Testamento, pois este ainda não havia sido escrito!

Uau!! isso é óbvio! Algumas vezes o óbvio nos passa despercebido.

Os discípulos só tinham o Antigo Testamento e era nele que estudavam. As palavras de Moisés, sempre foram a base bíblica mais sólida para a fé em Jesus.

Veja o que o próprio Jesus disse sobre a Torah, ou seja, sobre a Lei de Moisés:

Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés/Torah/ תּוֹרָה, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.

Se, porém, não credes nos seus Escritos,

 como crereis nas minhas palavras?

João 5.46-47

Nesse ponto, encontramos uma dificuldade bastante comum: se eu der os escritos de Moisés/Torah para alguém e pedisse para essa pessoa me explicar sobre Jesus usando Moisés, muitos iriam ficar confusos. Iriam Pensar:

 “Puxa, mas Moisés nem conheceu Jesus! Jesus nem havia nascido na época de Moisés. Como Moisés poderia ter escrito sobre Jesus?”

A primeira parte do Livro, Redescobrindo o Caminho, procura responder essa pergunta, ou pelo menos, iniciar o estudante nesse tipo de pensamento. São 9 capítulos iniciando os leitores nessa visão.

Também no nosso site: Redescobrindo o Caminho, apresentamos esse tipo de abordagem. Precisamos reler a Bíblia retirando  as várias camadas de cultura ocidental que foram acumuladas nos últimos 2000 anos.

Precisamos redescobrir o Caminho.