LEITURA COMPLEMENTAR

ARTIGOS E TEXTO PARA APROFUNDAR

Como Começou?

O primeiro contato que eu tive com a abordagem do Judaísmo Messiânico foi através de um site que eu entrei por acaso. Veja, desde pequena,

LER ARTIGO

TODOS OS ARTIGOS

ARQUEOLOGIA

A Destruição da Casa de Deus

A Destruição da Casa de Deus e a essência de um povo. 40 anos após a morte de Jesus, o templo do Senhor em Jerusalém

Artigos

Festival de Fantasias 

Uma excelente fórmula para se  preservar teologias estimadas e negar verdades dolorosas é ler a bíblia de forma seletiva e descontextualizada. Os homens costumam se

Artigos

Interesse exagerado por Profecia

Interesse exagerado por Profecia Uma fórmula quase que infalível das religiões populares para angariar adeptos é promover conferências sobre profecias. As pessoas tem interesse em

Artigos

Alegrar-se com a Vitória do Outro

A história de Caim e Abel revela algo inesperado. Analisemos esse relato onde dois adoradores cultuam ao Deus verdadeiro com suas ofertas. Os dois ofertantes

Artigos

A ética da guerra

Haveria alguma justificativa minimamente moral ou razoável para uma Guerra? Matar um ser humano não é sempre errado? Afinal de contas está escrito nos 10

Artigos

Hamas / Amaleque: O ÓD!0 Fundamental

Ao explorar os recantos mais sombrios da história humana, encontramos algo  real e  palpável: o ódio ancestral aos judeus. Estamos nos referindo ao anti-semitismo moderno

Artigos

Islamismo

O islamismo não é apenas uma religião como normalmente entendemos religião, mas é também uma doutrina política completa, pois não tolera a existência de um

Artigos

Noivado e Casamento

Noivado e CasamentoO processo de formação de uma nova família é assunto tão importante que, depois de terminar a criação do planeta e feito o

Artigos

O resgate do Espírito

A idéia popular de que, na época do  Antigo Testamento o Espírito Santo somente visitava os Filhos de Israel, mas que, depois da vinda de Cristo, ele passa a habitar nos fiéis, é de difícil defesa. Esse entendimento normalmente é usado para se validar a “igreja” contemporânea porém entra em contradição com as escrituras.

Artigos

O Shofar

Você sabia que o shofar, esse instrumento de sopro da tradição judaica está presente na Bíblia não apenas no Antigo Testamento mas também no Novo Testamento?

Artigos

…pelo depoimento de duas ou três testemunhas…

A Bíblia define a necessidade de  pelo menos duas testemunhas para se estabelecer a verdade sobre alguma disputa. Esse princípio nos autoriza a desconfiar de qualquer teologia baseada em revelação ou descoberta de apenas uma pessoa. Essa lei nos poupa tempo e nos ajuda a desviar de ensinos heréticos.

Entretanto, certos ensinos de Paulo destoam de todos os outros ensinos contidos tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Artigos

Havia uma pedra no Caminho

Aqueles que iniciam o estudo do Judaísmo Nazareno ficam encantados com as novas perspectivas que esse tipo de estudo oferece. Elas passam a enxergar o Messias na Torah pois aprendem a ver as conexões messiânicas escondidas nas histórias e na guematria hebraica. Descobrem o significado profético do calendário bíblico e das festas.

Apesar de se sentirem animadas e fortalecidas, algo ainda lhes aflige. Normalmente essa aflição vem da necessidade de fazer com que a teologia paulina, como normalmente é entendida, possa se encaixar no universo do Judaísmo Nazareno.

Artigos

MULHERES PODEM FALAR?

As mulheres podem falar?
Em  I Coríntios 14.34, Paulo afirma: 
conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;

Entretanto Paulo também disse:
Toda mulher, porém, que ora ou profetiza. Com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, I Coríntios 11.5.

Ora, se Paulo diz que as mulheres não podem falar, porque ele diria que, para elas orarem e profetizarem, deveriam usar o véu? Já que lhes é proibido falar ou ensinar, porque dar uma instrução sobre que tipo de traje deveriam usar quando falassem?

Templo, Sinagogas e Casas 

A ideia de que a igreja teria sido inaugurada tão somente após a ressurreição de Yeshua só ganhou força após a morte da liderança judaica da igreja/congregação. A influência gentílica modificou o conceito de igreja e esse mito se transformou em um dos mais fortes pilares do cristianismo. 

Artigos

Corrigido na Essência 

Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.

Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. 
Provérbios 3.11-12

Artigos

NOVO TESTAMENTO EM GREGO?

Uma pergunta intrigante é: os originais do Novo Testamento foram escritos pela primeira vez em grego, aramaico, ou hebraico?

Argumentar que, porque os textos gregos são mais antigos, os originais seriam em grego não é um argumento forte. Até a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto em 1946, os textos mais antigos do Antigo Testamento estavam em grego e ninguém jamais imaginou que o Antigo Testamento havia sido escrito originalmente em grego.

Artigos

A Igreja não iniciou no Novo Testamento, é algo muito mais antigo

Ao lermos a Bíblia em português, percebemos que a palavra “igreja” não aparece no Antigo Testamento. Isso nos dá a forte impressão de que ela é um conceito do Novo Testamento e que surge depois da vinda de Cristo.

Igreja, como a entendemos hoje, está ligada à ideia de cristianismo e não de judaísmo.

Entretanto…

Artigos

A Semente da Mulher

A narrativa bíblica, diferentemente de outras histórias antigas, é marcada por dramas onde a luta por conceber é tão forte que leva algumas mulheres a atitudes extremas.

Pensar que as mulheres do passado bíblico só poderiam ser validadas devido ao seu papel de mãe, é uma hipótese fraca. Várias mulheres destacadas na Bíblia são mencionadas independentemente de suas funções maternas: a rainha Ester, a profeta Débora e Abigail, uma das esposas do rei Davi, são alguns exemplos.

Nascimento Virginal: loucura ou lógica?

A natureza divina do Messias e seu nascimento virginal costuma gerar muitas dificuldades. Críticos da ideia de um nascimento virginal estão convictos que essa história teria sido inspirada pelo paganismo grego.

Artigos

Sola Escritura? – Yeshua e a Torah Oral

O batismo é uma tradição judaica baseada na Lei Oral! Isso significa que Jesus praticou e endossou a Lei Oral e não somente a Lei escrita!

Isso nos mostra que, nem Yeshua nem seus discípulos eram “sola escritura”.

Artigos

O MITO DAS SACERDOTISAS

Porque Paulo diz que as mulheres devem usar véu? Considera-se o livro de Coríntios, como uma carta de Paulo. Nessa carta, Paulo diz: “Toda mulher, porém que ora ou profetiza sem véu, desonra a sua própria cabeça (…)”11.5

A explicação tradicional para essa instrução seria que Paulo deu essa ordem devido a circunstâncias especiais que existiam na época e que, por isso, sua validade se limitava a aquela situação específica.

Artigos

A IGREJA DO SINAI

A IGREJA DO SINAIPrimeira Parte O Nó Linguístico  Ao lermos a Bíblia em português, percebemos que a palavra “igreja” não aparece no Antigo Testamento. Isso nos