MULHERES PODEM FALAR?

As mulheres podem falar?

Em  I Coríntios 14.34, Paulo afirma: 

conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;

Entretanto Paulo também disse: 

 Toda mulher, porém, que ora ou profetiza

 com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, 

I Coríntios 11.5 

Ora, se Paulo diz que as mulheres não podem falar, porque ele diria que, para elas orarem e profetizarem, deveriam usar o véu? Já que lhes é proibido falar ou ensinar, porque dar uma instrução sobre que tipo de traje deveriam usar quando falassem

Quando lemos o NT devemos ter em mente que estamos lendo uma tradução. Também precisamos admitir que, ao contrário do que se imagina, existem erros no Novo Testamento. 

Vou citar apenas dois erros: 

Em Atos 7.15-16. consta que os ossos de Jacó teriam sido enterrados em Siquém. Ora, os ossos de José, e não os ossos de Jacó, foram enterrados em Siquém. O texto em Atos confunde o nome dos patriarcas:

Jacó desceu ao Egito, e ali morreu ele e também nossos pais; e foram transportados para Siquém

 e postos no sepulcro que Abraão ali comprara a dinheiro aos filhos de Hamor.

 Atos 7.15-16 

Jacó foi enterrado junto com Abraão na caverna de Macpela em Hebrom e não em Siquém. Foi José, filho de Jacó, que foi enterrado em Siquém: 

Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito,

 enterraram-nos em Siquém, (…) 

Josué 24.32

Outro erro gritante no N.T.: Jesus menciona um profeta chamado Zacarias, no Evangelho de Mateus, que seria filho de Baraquias:

para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.  

Mateus 23.35 

Essa informação está incorreta. 

Provavelmente, o tradutor, para nos “ajudar” a identificar quem seria o Zacarias mencionado, acrescenta que ele era filho de Baraquias.  

Ora,  há dois profetas Zacarias na Bíblia. O mais conhecido seria esse, filho de Baraquias, que foi quem escreveu o livro que leva o seu nome. Acontece que esse Zacarias, citado em Mateus 23, não foi morto entre o santuário e o altar. 

O segundo Zacarias é filho do sacerdote Joiada. Sua história está em 2 Crônicas: 

O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: (…) Porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará. Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do Senhor.

2 Crônicas 24.20-21  

Esse Zacarias sim, foi assassinado,  e é a ele que Jesus se refere. 

Além de haver erros no Novo Testamento, existe uma inconsistência interna entre Paulo e ele mesmo. Mulheres profetizando na assembleia está de acordo com o que o apóstolo Pedro disse ser característico do dom do Espírito. Ele cita o profeta Joel, que diz:

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão.Atos 2.17.

Observe: quem vai profetizar? Filhos e filhas, ou seja, as mulheres estão incluídas. 

Percebemos então que:

  1. Existem erros no Novo Testamento
  2. Paulo é inconsistente com o ele mesmo (mulheres podem falar e ao mesmo tempo não podem falar)
  3. Paulo está em desacordo com o profeta Joel
  4. Paulo está em desacordo com o Apóstolo Pedro

Por isso, tomar uma única frase atribuída a Paulo, e transformá-la em uma doutrina reguladora do comportamento da mulher, é um exagero. Além disso, aqueles que consideram o que Paulo escreveu superior ao que o Profeta Joel escreveu,  deveriam saber explicar uma outra frase misteriosa de Paulo:

 Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade. I Coríntios 11.10 

Ora, a ligação entre um ser celestial, um anjo, e a vestimenta de uma mulher é algo ainda a ser explicado. 

Para entendermos melhor o entendimento do Judaísmo Nazareno em relação a mulher devemos levar em consideração que a bíblia é recheada de inúmeros exemplos de mulheres que tiveram voz. Miriã é considerada uma das libertadoras do povo de Israel, junto com seus irmãos Moisés e Aarão. Está escrito sobre ela: 

A profetisa Miriã, irmã de Arão,

 tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.

 E Miriã lhes respondia:Cantai ao Senhor (…)

Êxodo 15.20 e 21 

A rainha Ester, arriscou a vida para ser ouvida. Foi através de sua intervenção, o povo judeu foi protegido do extermínio. 

Abigail é outra mulher mencionada na bíblia cuja atuação salvou da morte várias pessoas. Débora, outra mulher judia, não somente julgou Israel como foi lutar no campo de batalha lado a lado com os homens. 

Não esqueçamos da profetisa Hulda (II Crônicas 34. 22 a 28) Hulda não era apenas uma profetisa, mas, de acordo com a Tradição Oral judaica,  ela ensinava publicamente na escola que se localizava no recinto do Templo e por isso, alguns estudiosos, como Rashi, associam o Portão de Hulda, que dava acesso ao Monte do Templo  em Jerusalém, à escola de Hulda.

No judaísmo Nazareno, as mulheres são consideradas como naturalmente mais propensas à espiritualidade. Por exemplo, a mãe de Sansão foi com quem o anjo falou primeiro sobre ela  ficar grávida, da mesma forma, Maria foi quem primeiro recebeu a mensagem sobre a gestação de Yeshua, antes de José.

Além disso, a mulher foi a última obra da criação. Deus cria o homem e depois o leva para o Eden. 

O Eden, é um portal no mundo físico. No Éden, está presente o mundo físico e celestial. O Homem é criado fora do Éden, mas a mulher foi criada dentro do Éden, e por isso, possui naturalmente mais abertura para a realidade espiritual. Talvez por isso, na tradição judaica, as mulheres têm a honra de abrir o Shabat com orações e com o acender de velas.

O Talmude afirma que:

  1. Maior é a recompensa a ser dada pelo Todo-Poderoso às mulheres justas do que aos homens justos.
  2. As mulheres possuem mais intuição.
  3. Um homem sem esposa vive sem alegria, bênção e bem; um homem deve amar sua esposa como a si mesmo e respeitá-la mais do que a si mesmo.
  4. Israel foi redimido do Egito em virtude de suas mulheres justas.
  5. Um homem deve ter cuidado para nunca falar mal de sua esposa.
  6. As mulheres têm mais fé do que os homens, têm maior poder de discernimento e são especialmente compassivas.

Silvia Mazoni