As mulheres podem falar?
Em I Coríntios 14.34, Paulo afirma:
conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;
Entretanto Paulo também disse:
Toda mulher, porém, que ora ou profetiza
com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça,
I Coríntios 11.5
Ora, se Paulo diz que as mulheres não podem falar, porque ele diria que, para elas orarem e profetizarem, deveriam usar o véu? Já que lhes é proibido falar ou ensinar, porque dar uma instrução sobre que tipo de traje deveriam usar quando falassem?
Quando lemos o NT devemos ter em mente que estamos lendo uma tradução. Também precisamos admitir que, ao contrário do que se imagina, existem erros no Novo Testamento.
Vou citar apenas dois erros:
Em Atos 7.15-16. consta que os ossos de Jacó teriam sido enterrados em Siquém. Ora, os ossos de José, e não os ossos de Jacó, foram enterrados em Siquém. O texto em Atos confunde o nome dos patriarcas:
Jacó desceu ao Egito, e ali morreu ele e também nossos pais; e foram transportados para Siquém
e postos no sepulcro que Abraão ali comprara a dinheiro aos filhos de Hamor.
Atos 7.15-16
Jacó foi enterrado junto com Abraão na caverna de Macpela em Hebrom e não em Siquém. Foi José, filho de Jacó, que foi enterrado em Siquém:
Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito,
enterraram-nos em Siquém, (…)
Josué 24.32
Outro erro gritante no N.T.: Jesus menciona um profeta chamado Zacarias, no Evangelho de Mateus, que seria filho de Baraquias:
para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.
Mateus 23.35
Essa informação está incorreta.
Provavelmente, o tradutor, para nos “ajudar” a identificar quem seria o Zacarias mencionado, acrescenta que ele era filho de Baraquias.
Ora, há dois profetas Zacarias na Bíblia. O mais conhecido seria esse, filho de Baraquias, que foi quem escreveu o livro que leva o seu nome. Acontece que esse Zacarias, citado em Mateus 23, não foi morto entre o santuário e o altar.
O segundo Zacarias é filho do sacerdote Joiada. Sua história está em 2 Crônicas:
O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: (…) Porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará. Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do Senhor.
2 Crônicas 24.20-21
Esse Zacarias sim, foi assassinado, e é a ele que Jesus se refere.
Além de haver erros no Novo Testamento, existe uma inconsistência interna entre Paulo e ele mesmo. Mulheres profetizando na assembleia está de acordo com o que o apóstolo Pedro disse ser característico do dom do Espírito. Ele cita o profeta Joel, que diz:
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão.Atos 2.17.
Observe: quem vai profetizar? Filhos e filhas, ou seja, as mulheres estão incluídas.
Percebemos então que:
- Existem erros no Novo Testamento
- Paulo é inconsistente com o ele mesmo (mulheres podem falar e ao mesmo tempo não podem falar)
- Paulo está em desacordo com o profeta Joel
- Paulo está em desacordo com o Apóstolo Pedro
Por isso, tomar uma única frase atribuída a Paulo, e transformá-la em uma doutrina reguladora do comportamento da mulher, é um exagero. Além disso, aqueles que consideram o que Paulo escreveu superior ao que o Profeta Joel escreveu, deveriam saber explicar uma outra frase misteriosa de Paulo:
Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade. I Coríntios 11.10
Ora, a ligação entre um ser celestial, um anjo, e a vestimenta de uma mulher é algo ainda a ser explicado.
Para entendermos melhor o entendimento do Judaísmo Nazareno em relação a mulher devemos levar em consideração que a bíblia é recheada de inúmeros exemplos de mulheres que tiveram voz. Miriã é considerada uma das libertadoras do povo de Israel, junto com seus irmãos Moisés e Aarão. Está escrito sobre ela:
A profetisa Miriã, irmã de Arão,
tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.
E Miriã lhes respondia:Cantai ao Senhor (…)
Êxodo 15.20 e 21
A rainha Ester, arriscou a vida para ser ouvida. Foi através de sua intervenção, o povo judeu foi protegido do extermínio.
Abigail é outra mulher mencionada na bíblia cuja atuação salvou da morte várias pessoas. Débora, outra mulher judia, não somente julgou Israel como foi lutar no campo de batalha lado a lado com os homens.
Não esqueçamos da profetisa Hulda (II Crônicas 34. 22 a 28) Hulda não era apenas uma profetisa, mas, de acordo com a Tradição Oral judaica, ela ensinava publicamente na escola que se localizava no recinto do Templo e por isso, alguns estudiosos, como Rashi, associam o Portão de Hulda, que dava acesso ao Monte do Templo em Jerusalém, à escola de Hulda.
No judaísmo Nazareno, as mulheres são consideradas como naturalmente mais propensas à espiritualidade. Por exemplo, a mãe de Sansão foi com quem o anjo falou primeiro sobre ela ficar grávida, da mesma forma, Maria foi quem primeiro recebeu a mensagem sobre a gestação de Yeshua, antes de José.
Além disso, a mulher foi a última obra da criação. Deus cria o homem e depois o leva para o Eden.
O Eden, é um portal no mundo físico. No Éden, está presente o mundo físico e celestial. O Homem é criado fora do Éden, mas a mulher foi criada dentro do Éden, e por isso, possui naturalmente mais abertura para a realidade espiritual. Talvez por isso, na tradição judaica, as mulheres têm a honra de abrir o Shabat com orações e com o acender de velas.
O Talmude afirma que:
- Maior é a recompensa a ser dada pelo Todo-Poderoso às mulheres justas do que aos homens justos.
- As mulheres possuem mais intuição.
- Um homem sem esposa vive sem alegria, bênção e bem; um homem deve amar sua esposa como a si mesmo e respeitá-la mais do que a si mesmo.
- Israel foi redimido do Egito em virtude de suas mulheres justas.
- Um homem deve ter cuidado para nunca falar mal de sua esposa.
- As mulheres têm mais fé do que os homens, têm maior poder de discernimento e são especialmente compassivas.
Silvia Mazoni