É proibido respirar

Imagine a Cena:
Uma autoridade diz: É proibido respirar.

O subordinado se esforça para prender a respiração, mas, depois de um tempo, volta a respirar. Diante disso, a autoridade manda o infeliz para cadeia e ele apodrece no cárcere. 

Essa história, por mais absurda que pareça, expressa a crença profundamente enraizada de que, é impossível cumprir a lei de Moisés, é impossível obedecer os mandamentos de Deus. 

Ora, como Deus poderia ser justo se exigisse de nós algo que ele sabe que seria impossível? O que as pessoas não entendem, é que na própria lei existem mecanismos para se corrigir a rota quando se erra o destino. Deus não criou uma lei impossível apenas para  nos condenar, ou para nos mostrar o quão pecadores somos. Além disso, que sentido faria ele mandar o filho dele cumprir essas mesmas leis se o objetivo era revogá-las? Ora, o Apóstolo João escreveu:

 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos;

 ora, os seus mandamentos não são penosos

 João 5.3  

Um vez que os mandamentos de Deus não são penosos, porque revogá-los? 

O mais estranho desse raciocínio é que ele está em completa contradição com as escrituras. 

Vejamos: 

(…)estas coisas vos escrevo para que não pequeis.

 I João 2.1

(…) sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.

 I João 2.3

Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, 

e nele não está a verdade.

  I João 2.4 

(…) todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

 I João 2.29

Confundir impecabilidade com impossibilidade de guardar a lei é grave erro. A maioria dos graduados em qualquer curso não terá conseguido acertar todas as questões de todas as provas, entretanto, isso não significa que devam desistir e rasgar o livro do curso. 

Durante a vida, haverão acidentes, iremos eventualmente pecar. Mas isso não significa que não nos será possível viver um estilo de vida sem pecado. Vejamos: 

Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

 I João 3.8 e 9  

O pensamento anti-lei de Moisés não tem base no NT, nem em lugar algum. Ele existe apenas na imaginação daqueles que, diante dos desafios, preferem jogar o livro fora.

Quanto a nós, sigamos aprendendo a lei do Senhor, sigamos redescobrindo o caminho.