Havia uma pedra no Caminho

Havia uma pedra no Caminho

Aqueles que iniciam o estudo do Judaísmo Nazareno ficam encantados com as novas perspectivas que esse tipo de estudo oferece. Elas passam a enxergar o Messias na Torah pois aprendem a ver as conexões messiânicas escondidas nas histórias e na guematria hebraica. Descobrem o significado profético do calendário bíblico e das festas.

Apesar de se sentirem animadas e fortalecidas, algo ainda lhes aflige. Normalmente essa aflição vem da necessidade de fazer com que a teologia paulina, como normalmente é entendida, possa se encaixar no universo do Judaísmo Nazareno. 

Um enorme esforço é feito pelos estudantes da bíblia para decifrarem a lógica, ou, algumas vezes, a falta de lógica de alguns trechos das famosas cartas de Paulo.

Como ponto de partida, precisamos observar que, segundo o relato de Lucas, Paulo sempre se viu como um judeu. Vejamos: 

Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, 

Atos 24.14

Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.  

Atos 25.8

Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer, isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios. 

Atos 26.22-23

(…) Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; 

(…) porque é pela esperança de Israel que estou preso com esta cadeia.

Atos 28.17,20

Apesar de Paulo, claramente se apresentar como um judeu que  acredita em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e com os profetas, a maioria dos seus seguidores  não se vêm como seguidores do judaísmo. Como foi que isso aconteceu? 

É impressionante o quanto não se sabe sobre o jogo quando este é jogado por toda uma vida!