Sola escritura? Yeshua e a Torah Oral
A prática do batismo, ou seja, da imersão ou tevillah / תבילה não é encontrada no Antigo Testamento.
Na Torah Escrita, são citados vários rituais que envolviam lavagens. Entretanto nenhum deles menciona a imersão/tevillah / תבילה ou batismo.
No Antigo Testamento as palavras que aparecem para se referir a essas limpezas rituais são: רָחַ֥ץ / rahatz e כִבֶּ֨ס/ kibes. A palavra tevillah / תבילה / batismo só aparece na Lei Oral!
Ou seja, o batismo é uma tradição judaica baseada na Lei Oral! Isso significa que Jesus praticou e endossou a Lei Oral e não somente a Lei Escrita!
A Prática do Batismo/ תבילה / tevila não foi uma invensão de João Batista e possui vasta literatura. Existe um tratado inteiro da Mishná, o Tratado Mikvaot, que é dedicado a esse assunto.
Nesse documento judaico antigo, parte da Lei Oral, encontramos as especificações sobre como construir um mikveh, ou seja, um tanque batismal.
Isso nos mostra que, nem Yeshua nem seus discípulos eram “sola escritura”. Para muitos, essa é uma novidade desconcertante, pois nunca imaginaram que um dos pilares de sua crença estaria justamente em uma literatura que nunca exploraram.
Silvia Mazoni