É proibido respirar
Imagine a Cena: Uma autoridade diz: É proibido respirar. O subordinado se esforça para prender a respiração, mas, depois de um tempo, volta a respirar.
Este livro pretende iniciar um diálogo com aqueles que desejam explorar as Escrituras de forma profunda e cuidadosa, levando em conta o contexto e a linguagem original em que foram escritas. A obra apresenta estudos que facilitam a compreensão da Bíblia pelas lentes do judaísmo do primeiro século. É importante ressaltar que a autora não considera suas declarações a palavra final sobre todos os assuntos que aborda, pois desvendar completamente os mistérios da Palavra seria uma presunção irreal.
Utilizando um argumento inteligente e cativante, o autor estimula o leitor a fazer uma travessia. Afinal, foi isso que nosso patriarca Abraão fez. Ele seguiu o caminho proposto depois que ouviu a voz de Deus dizendo: Deixe sua terra (…) e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
Imagine a Cena: Uma autoridade diz: É proibido respirar. O subordinado se esforça para prender a respiração, mas, depois de um tempo, volta a respirar.
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A idéia popular de que, na época do Antigo Testamento o Espírito Santo somente visitava os Filhos de Israel, mas que, depois da vinda de Cristo, ele passa a habitar nos fiéis, é de difícil defesa. Esse entendimento normalmente é usado para se validar a “igreja” contemporânea porém entra em contradição com as escrituras.
Você sabia que o shofar, esse instrumento de sopro da tradição judaica está presente na Bíblia não apenas no Antigo Testamento mas também no Novo Testamento?
A Bíblia define a necessidade de pelo menos duas testemunhas para se estabelecer a verdade sobre alguma disputa. Esse princípio nos autoriza a desconfiar de qualquer teologia baseada em revelação ou descoberta de apenas uma pessoa. Essa lei nos poupa tempo e nos ajuda a desviar de ensinos heréticos.
Entretanto, certos ensinos de Paulo destoam de todos os outros ensinos contidos tanto no Antigo como no Novo Testamento.
Aqueles que iniciam o estudo do Judaísmo Nazareno ficam encantados com as novas perspectivas que esse tipo de estudo oferece. Elas passam a enxergar o Messias na Torah pois aprendem a ver as conexões messiânicas escondidas nas histórias e na guematria hebraica. Descobrem o significado profético do calendário bíblico e das festas.
Apesar de se sentirem animadas e fortalecidas, algo ainda lhes aflige. Normalmente essa aflição vem da necessidade de fazer com que a teologia paulina, como normalmente é entendida, possa se encaixar no universo do Judaísmo Nazareno.
As mulheres podem falar?
Em I Coríntios 14.34, Paulo afirma:
conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;
Entretanto Paulo também disse:
Toda mulher, porém, que ora ou profetiza. Com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, I Coríntios 11.5.
Ora, se Paulo diz que as mulheres não podem falar, porque ele diria que, para elas orarem e profetizarem, deveriam usar o véu? Já que lhes é proibido falar ou ensinar, porque dar uma instrução sobre que tipo de traje deveriam usar quando falassem?
A ideia de que a igreja teria sido inaugurada tão somente após a ressurreição de Yeshua só ganhou força após a morte da liderança judaica da igreja/congregação. A influência gentílica modificou o conceito de igreja e esse mito se transformou em um dos mais fortes pilares do cristianismo.
Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.
Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.
Provérbios 3.11-12
Uma pergunta intrigante é: os originais do Novo Testamento foram escritos pela primeira vez em grego, aramaico, ou hebraico?
Argumentar que, porque os textos gregos são mais antigos, os originais seriam em grego não é um argumento forte. Até a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto em 1946, os textos mais antigos do Antigo Testamento estavam em grego e ninguém jamais imaginou que o Antigo Testamento havia sido escrito originalmente em grego.
Ao lermos a Bíblia em português, percebemos que a palavra “igreja” não aparece no Antigo Testamento. Isso nos dá a forte impressão de que ela é um conceito do Novo Testamento e que surge depois da vinda de Cristo.
Igreja, como a entendemos hoje, está ligada à ideia de cristianismo e não de judaísmo.
Entretanto…
A narrativa bíblica, diferentemente de outras histórias antigas, é marcada por dramas onde a luta por conceber é tão forte que leva algumas mulheres a atitudes extremas.
Pensar que as mulheres do passado bíblico só poderiam ser validadas devido ao seu papel de mãe, é uma hipótese fraca. Várias mulheres destacadas na Bíblia são mencionadas independentemente de suas funções maternas: a rainha Ester, a profeta Débora e Abigail, uma das esposas do rei Davi, são alguns exemplos.
A natureza divina do Messias e seu nascimento virginal costuma gerar muitas dificuldades. Críticos da ideia de um nascimento virginal estão convictos que essa história teria sido inspirada pelo paganismo grego.
O batismo é uma tradição judaica baseada na Lei Oral! Isso significa que Jesus praticou e endossou a Lei Oral e não somente a Lei escrita!
Isso nos mostra que, nem Yeshua nem seus discípulos eram “sola escritura”.
Porque Paulo diz que as mulheres devem usar véu? Considera-se o livro de Coríntios, como uma carta de Paulo. Nessa carta, Paulo diz: “Toda mulher, porém que ora ou profetiza sem véu, desonra a sua própria cabeça (…)”11.5
A explicação tradicional para essa instrução seria que Paulo deu essa ordem devido a circunstâncias especiais que existiam na época e que, por isso, sua validade se limitava a aquela situação específica.
A IGREJA DO SINAIPrimeira Parte O Nó Linguístico Ao lermos a Bíblia em português, percebemos que a palavra “igreja” não aparece no Antigo Testamento. Isso nos